No âmbito da América do Sul, existe o Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL (ARCU-SUL) que é resultado de um acordo entre os Ministros de Educação de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile, homologado pelo Conselho do Mercado Comum do MERCOSUL através da Decisão CMC nº 17/08.
O sistema executa a avaliação e acreditação de cursos universitários, respeita as legislações de cada país e a autonomia das instituições universitárias, e oferece garantia pública, entre os países da região, do nível acadêmico e científico dos cursos. A acreditação é o resultado do processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, estabelecendo que satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional para cada diploma. Através do ato de acreditação, Estados membros e associados do MERCOSUL reconhecem mutuamente a qualidade acadêmica dos títulos ou diplomas outorgados por Instituições Universitárias.
A universidade que receber o pedido de revalidação irá avaliar os documentos apresentados pelo interessado, como o diploma estrangeiro e o histórico escolar, e pode solicitar a apresentação de outros documentos e informações, e se necessário, exigir a realização de uma prova para avaliar o conhecimento na área de conhecimento correspondente ao curso. Cabe destacar que cada universidade tem autonomia para definir seus critérios e procedimentos de revalidação, e que o processo pode variar de acordo com a instituição e a área de conhecimento